Base de Conhecimento

Aqui você poderá encontrar artigos e tutoriais sobre hospedagens e domínios

Domínios Regras Pagamentos Hospedagem Transferência DNS's

INFORMAÇÕES SOBRE DOMÍNIOS

O que é um domínio?

Um domínio é uma espécie de marca, é o nome de seu site na Internet.

Como faço para registrar um domínio?

Basta fazer uma busca pelo domínio de nosso site em um dos formulários localizados em nossa página. Se o domínio desejado estiver disponível, você preencherá um cadastro e receberá via e-mail as instruções para realizar e confirmar seu pagamento. Com o pagamento confirmado, nossa equipe efetua o registro e você recebe via e-mail as instruções sobre como administrá-lo.

Quais documentos preciso para registrar um domínio com a E-Domínios?

Você precisa apenas preencher um cadastro para registrar seu domínio, não sendo necessário qualquer documento. Nesse cadastro, solicitamos apenas o seu CPF, RG, além de um e-mail válido, para garantir a você a segurança de propriedade do domínio em questão. Quando houver uma alteração em seu e-mail, é necessário que você nos comunique, para que possamos manter sempre contato com você.

É necessário que eu seja uma empresa e tenho um CNPJ para registrar meu domínio?

Não. Para registrar um domínio com a E-Domínios não é necessário CNPJ e nem ser pessoa jurídica. Qualquer pessoa pode adquirir seu domínio.

Quanto tempo demora para o meu domínio ser registrado?

Após seu pagamento for confirmado por nosso Departamento Financeiro, o domínio é registrado em no máximo 4 horas. Então, quanto mais rápido você efetuar o pagamento e confirmá-lo com nosso Departamento Financeiro, mais rápido o seu domínio será registrado.

Preciso contratar um provedor de hospedagem para registrar um domínio?

Não, você não precisa ter um provedor de hospedagem. Mas para que possa ser usado, seu domínio seve ser redirecionado para algum DNS ou endereço da internet.

A E-Domínios registra domínios .com.br?

Sim, registramos domínios com final .br.

Meu domínio foi registrado, já recebi a confirmação de registro, mas ele continua disponível para registro, por que isso acontece?

Após ser registrado, um domínio demora 24 horas para passar a constar na base de dados da Internic. Entretanto, você pode ficar tranqüilo pois, após receber nosso e-mail informando que seu domínio está registrado, é IMPOSSÌVEL que qualquer outra pessoa o registre em qualquer empresa do mundo.

Eu posso alterar o nome do domínio depois de registrado?

Não. Após o domínio ser registrado seu nome não poderá ser alterado.

INFORMAÇÕES SOBRE AS REGRAS DE REGISTRO DE DOMÍNIOS

Quais são as regras para registrar um domínio?

Os domínios devem conter no mínimo 3 e no máximo 63 (sessenta e três) caracteres. Além de letras, eles podem conter números e hífens. Porém, um domínio não pode conter APENAS números. Eles ainda não podem ter acentos ou cedilha. Um exemplo de domínio possível seria seu-dominio123.com

O que significa .com, .net, .org, .biz e .info?

.com são usados para fins comerciais.
.net são usados por empresas envolvidas em atividades na Internet.
.org são utilizadas por organizações sem fins lucrativos.
.biz é a abreviação de business, que significa negócios em inglês.
.info é a abreviação de information, que significa informação em inglês, e sugere um site com muitas infomações, sobre vários assuntos ou um específico.

No entanto, qualquer extensão poderá ser utilizada da maneira como for conveniente para você. Ainda que cada extensão tenha um significado original, elas têm sido utilizada com os mais diversos fins.

E as outras extensões, .cc, .nu e .ws. o que significam?

Extensões com apenas duas letras representam uma região ou um país, como .br representa um domínio registrado no Brasil.

.cc: Ilhas Cocos, na Oceania.
.nu: Niue, país dependente da Nova Zelândia.
.ws: Samoa do Oeste, na Nova Zelândia.

Não há restrições ou impedimentos para você registrar esses domínios, nem para o conteúdo de tais domínios.

Quem controla o registro de domínios na Internet?

Quem controla o registro de domínios na Internet é a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet. É uma entidade sem fins lucrativos e de âmbito internacional, responsável pela distribuição de números de "Protocolo de Internet" (IP), pela designação de identificações de protocolo, pelo controle do sistema de nomes de domínios de primeiro nível com códigos genéricos (gTLD) e de países (ccTLD) e com funções de administração central da rede de servidores. Esses serviços eram originalmente prestados mediante contrato com o governo dos EUA, pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e outras entidades. A ICANN hoje cumpre a função da IANA.

Sendo uma sociedade de capital misto, a ICANN se dedica à manutenção da estabilidade operacional da Internet, à promoção da concorrência, a obter uma ampla representação das comunidades globais congregadas na Internet e ao desenvolvimento de uma política adequada à sua missão, com processos consensuais, implantados através da abordagem "bottom-up"(de baixo para cima).

Além disso, a ICANN é responsável por coordenar o controle dos elementos técnicos do DNS que garantem a "resolução universal", que ajuda os usuários da Internet a encontrar qualquer endereço válido. Isso é realizado através da supervisão da distribuição das identificações exclusivas usadas nas operações da Internet e a distribuição de nomes de domínio de primeiro nível (como .com, .info, etc.).

Outras questões de interesse dos usuários da Internet, como regras para transações financeiras, controle do conteúdo da Internet, mensagens eletrônicas comerciais não solicitadas ("spam") e proteção de dados, não fazem parte das tarefas de coordenação técnica executadas pela ICANN.

INFORMAÇÕES SOBRE PAGAMENTOS

Como eu pago pelo registro de meu domínio?

Você pode efetuar o pagamento de seu registro das seguintes maneiras:
- Transferência entre contas (Banco do Brasil, Banco Itaú ou Banco Bradesco)
- Depósito Bancário (Banco do Brasil, Banco Itaú ou Banco Bradesco)
- Boleto Bancário (pagável em qualquer banco)

Fiz um cadastro e ainda não efetuei o pagamento. Qual é o prazo para que eu pague pelo registro?

Não há um prazo limitante. Na realidade o domínio é registrado apenas após o pagamento. Portanto, a pressa em efetuar o pagamento é sua. Lembramos que, caso você demore muito para efetuar o pagamento do registro, é possível que outra pessoa registre esse domínio nesse meio tempo em qualquer empresa de registros do mundo, visto que o simples cadastro sem pagamento não lhe garante a reserva do domínio.

Quero redirecionar meu domínio. Tenho de pagar alguma taxa para isso?

Não. A única taxa que cobramos é o custo do registro do seu domínio, cujo valor você encontra em nossa página de preços. O redirecionamento de sites, e-mails e DNSs estão incluídos em nossos serviços.

HOSPEDAGEM DE SITES

A E-Domínios oferece serviço de hospedagem de sites?

Sim! A E-Domínios é um site da O2 Internet Ltda. Além do serviço de registro de domínios E-Domínios, a O2 Internet oferece hospedagem de sites através da Star Host.

Posso hospedar meu site em qualquer provedor?

Sim, você poderá hospedar seu site em qualquer provedor de hospedagem de sua escolha.

Contratei um serviço de hospedagem. Como aponto meu domínio para meu site?

Solicite ao seu provedor (caso eles ainda não tenham informado) os endereços dos servidores de DNS. De posse dessa informação, acesse o painel de controle e configure no local específico. Caso tenha dificuldades, entre em contato com nosso suporte técnico para que façamos as configurações para você.

Solicite ao seu provedor (caso eles ainda não tenham informado) os endereços dos servidores de DNS. De posse dessa informação, acesse o painel de controle e configure no local específico. Caso tenha dificuldades, entre em contato com nosso suporte técnico para que façamos as configurações para você.

Solicite ao seu provedor (caso eles ainda não tenham informado) os endereços dos servidores de DNS. De posse dessa informação, acesse o painel de controle e configure no local específico. Caso tenha dificuldades, entre em contato com nosso suporte técnico para que façamos as configurações para você.

TRANSFERÊNCIA DE DOMÍNIOS

Por que transferir meu domínio?

Transferindo seu domínio para nossa empresa você pagará apenas R$34,90 (o que conta como o valor de uma renovação) e terá acesso a todos os nossos serviços com seu domínio. Ele poderá ser gerenciado através do Painel de Controle de nosso site e você terá total acesso ao nosso serviço de Suporte Técnico.

Como faço uma transferência de domínio?

Basta acessar o endereço http://www.e-dominios.com.br/transferir-dominio e seguir as instruções.

Em quanto tempo meu domínio estará na E-Domínios?

O processo de transferência demora, em média uma semana.

Posso transferir um domínio já vencido?

Não. Infelizmente não é possível transferir domínios que já tenham expirado.

Eu registrei meu domínio com outra empresa, mas quero administrá-lo na E-Domínios. Como faço?

Basta você transferir seu domínio para nossa empresa. No entanto, para fazê-lo, é necessário que seu domínio tenha sido registrado há MAIS DE 60 DIAS.

Transferindo meu domínio hoje, o domínio é renovado por um ano a partir da data de hoje ou da data de expiração?

Transferindo seu domínio para a E-Domínios, você estará renovando automaticamente seu domínio. Ou seja, se o domínio expirava em 20/10/2013, após a transferência passará a expirar em 20/10/2014.

TRANSFERÊNCIA DE DOMÍNIOS

O que é DNS?

DNS (Domain Name Server ou Domain Name System) - Os servidores de internet são reconhecidos por um número específico, chamado de número IP, que os identifica. Só que as pessoas têm dificuldades em decorar esses números, que têm formato 000.000.000.000. Por isso, os sites de internet têm um nome (por exemplo, www.bol.com.br) fácil de lembrar. Um DNS tem a tarefa de indicar que nome representa um número específico, para que o computador possa ser conectado ao servidor sem que as pessoas tenham de saber esse número de cor.

Eu estou tentando configurar os DNS no meu domínio no painel de controle, mas não estou conseguindo e aparece esta mensagem: "Ocorreu um erro ao alterar os DNSs: Nameserver (NOME_DO_DNS) cannot be registered", o que significa isso?

Significa que os DNS que vocÊ está tentando configurar no seu domínio não estão registrados, ou seja, não existem. Esses DNS precisam ser registrados para que funcionem. Para isso, entre em contato com nosso suporte técnico informando os nomes dos DNSs juntamente com seus respectivos IPs para que possamos cadastrá-los.

A E-Domínios me fornece DNS?

Sim, caso você hospede seu site com um provedor gratuito, nós fornecemos o gerenciamento de DNSs. Assim você poderá fazer os redirecionamentos de e-mail, URL, além dos sub-domínos em nosso sistema.